Cortiça para além das rolhas, acessórios fantásticos

A cortiça é um material natural, considerado uma matéria-prima nobre, proveniente da casca dos sobreiros. É um material muito versátil, leve e com grande capacidade isolante. É por isto que tem uma gama variada de utilizações, como revestimentos de solos para isolamentos térmico e acústico, artigos de decoração e em outras indústrias de diversos segmentos como automóvel, bebidas, entre outros.

No mundo da moda não é diferente, sendo que a cortiça é utilizada para a confecção de vários acessórios, tal como carteiras, malas, sapatos, bijuteria e até cintos e chapéus.

Esta matéria prima.

É lançada no mundo da moda como um material alternativo à pele, e portanto anti-crueldade com os animais. É igual de durável que a pele, mas veganfriendly. Para além disto, apresenta-se como um material com muitas vantagens, como ser ecológico e sustentável, de peso leve e que protege contra o calor. E ainda é um material impermeável, pelo que as malas feitas com cortiça são fáceis de limpar, sem prejudicar a sua qualidade.

O padrão particular da cortiça natural confere um estilo singular e atrevido. Permitindo as mais arrojadas combinações ao juntar vários desenhos de diferentes cortiças para criar peças únicas. Os desenhadores vão ainda mais longe ao criar combinações com relevo, ao talhar a cortiça com padrões e juntando várias capas para criar textura nas malas. E, se preferir uma peça com mais cor, consegue peças com estampados muito originais, criando peças mais chamativas e com mais cor.

Sendo Portugal responsável por mais de 50% da produção mundial de cortiça. Os acessórios e roupa em cortiça é uma tendência que tem bastante força.

Pelo que é muito fácil encontrar os acessórios confeccionados em cortiça em locais como:

  • O seu centro comercial de preferência,
  • Lojas turísticas das principais cidades.

Dê a sua opinião